Intoxicação em Cães e Gatos – Saiba o que fazer em casos de intoxicação, o socorro imediato pode salvar a vida de seu cão

A utilização crescente e abusiva de substâncias químicas não acompanhada de precauções e cuidados necessários, vem causando sérios problemas de saúde tanto às pessoas quanto aos animais. As intoxicações podem ser causadas pela ingestão, aspiração ou introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas.

Com relação ao registro dos acidentes pelas clínicas veterinárias, podemos dizer que há uma certa frequência de casos e diante da seriedade desses acidentes, cabe a nós médicos veterinários conscientizar as pessoas dos riscos, visando a prevenção.

Vamos falar aqui das intoxicações causadas por substâncias utilizadas de forma errada para eliminação dos ectoparasitas, ou seja, para tratar sarnas e eliminar pulgas e carrapatos do animal.

Existem muitos inseticidas e acaricidas que são seguros no mercado, desde que se preste atenção ao modo correto de utilizar. As intoxicações ocorrem com muita frequência, justamente pelo fato do desconhecimento pelo tutor na forma de uso do produto.

Quando há a intoxicação por esses produtos, ocorrem alterações nervosas (agitação, torpor, convulsões), digestivas (salivação, vômitos, diarreia), oculares (lacrimejamento, pupilas dilatadas) e respiratórias (dificuldade respiratória, mucosas cianóticas).

Produtos que são somente para dedetização do ambiente (Butox®, por exemplo), são usados de forma errada, como na forma de banhos no animal. Além disso esse produto vem com uma concentração alta e deve ser diluído para ser colocado no ambiente. Leia a bula do Butox® e veja as orientações do produto (se usa na forma de banhos em bovinos somente), não é indicado para tratamento de ectoparasitas em cães ou gatos.

Outro tóxico que as pessoas comumente utilizam de forma errada é a Creolina®, indicada na limpeza de ambientes, e quando aplicado diretamente no animal pode ser extremamente tóxico causar irritação e queimaduras na pele, olhos, boca e garganta; vômitos e dores abdominais; danos ao coração, fígado e rins; anemia; paralisia facial, coma e até levar a morte.

Os produtos a base de piretrina e permetrina geralmente de uso tópico (talcos, shampoos, sabonetes e coleiras) são seguros se corretamente utilizados, existe uma quantidade ideal para cada tamanho e peso do animal, e também não devem ser utilizados concomitantemente na hora do banho por aumentar muito o risco de intoxicação.

Os produtos acaricidas, para tratar sarna (Amitraz, por exemplo) devem ser diluídos corretamente e utilizados somente em cães. Se no rótulo ou bula do produto não for especificado o uso em gatos, NÃO utilize.

Existem os pesticidas a base de organosfosforados e carbamatos que são extremamente tóxicos para humanos e animais domésticos. Cuidado com os venenos para insetos (Baygon®, Raid® ), o spray se deposita no chão e seu animal pode pisar e/ou lamber o produto.

 

Meu pet foi intoxicado, o que fazer?

Encaminhe imediatamente para o veterinário. Lembre-se que quanto antes o animal for atendido, maior a chance de salvar seu pet.

Você pode ligar para o CCI (Centro de Controle de Intoxicação) o telefone vem no rótulo do produto, quanto mais informações você der, maior a chance de que seu pet seja tratado a tempo e com qualidade.

O tratamento das intoxicações deve ser sempre realizado por um Médico Veterinário. NUNCA medique seu pet por conta própria, nem subestime o poder de toxicidade de certos produtos. Muitas vezes o tutor “acha” que vai melhorar sozinho ou resolve tratar com “receitas caseiras”, como dar um leite ou clara de ovo, e isso pode piorar o quadro clínico diminuindo as chances de salvar seu animal.

Leve junto o frasco ou qualquer informação sobre o veneno, pois, se há conhecimento do tóxico que o animal teve contato, muitas vezes pode ser administrado antídoto.

Muito importante saber informar o veterinário sobre o tempo de exposição e quantidade ingerida, pois quanto maior for o tempo em que seu animal ficou exposto aos produtos químicos, e maior a concentração do agente químico, maiores serão as possibilidades deste produto causar danos à saúde.

 

Vamos prevenir para que isso não aconteça?

– Utilizar produtos prescritos pelo Veterinário.

– Sempre leia a bula antes de utilizar o produto

– Não usar inseticidas sem orientação prévia.

– Na dúvida de utilizar qualquer substância no animal ou no ambiente, entre em contato com o Veterinário do seu pet, é a melhor pessoa para te instruir.

Paula Bassi

 

Paula Boeira Bassi
Médica Veterinária
CRMV/RS 13320

 

 

109 comentários sobre “Intoxicação em Cães e Gatos – Saiba o que fazer em casos de intoxicação, o socorro imediato pode salvar a vida de seu cão

  1. Olá Dra Paula, minha cadela “Dora” estava internada aí na Petcenter, e me falarão que ela teve uma intoxicação, não faço o uso de nenhum destes produtos mas dei uma pesquisada em algumas plantas tóxicas dentre elas 2 tenho em minha casa que seria a Comigo-ninguem-pode e a Espada de São Jorge, pelo que você vio acha que o quadro dela se encaixaria em alguma das duas? 🙂

    1. Olá Juliano, não podemos descartar essa possibilidade. Pela acupuntura foi possível detectar pelo meridiano do figado lesão hepática, podendo estar associada à intoxicação. Essas duas plantas possuem oxalato de cálcio, um composto que esta presente por toda a folha das duas plantas. Esta substancia ao ser ingerida causa desconforto abdominal, diarreia e até vomito. A boca e língua ficam inchadas. São sinais clínicos muito semelhantes aos que a Dora apresentou. Então fique atento e evite que ela e outros animais tenham acesso a essas plantas.

  2. Olá, Dr. Paula minha gata estava com pulgas e por sugestão de um atendente comprei o Amitraz dei o banho e logo em seguida a gatinha vomitou fiquei preocupada e levei ao veterinário. Apos examina-lá ele diagnosticou intoxicação e letargia. Fiquei muito preocupada, mas não tenho condições de pagar uma internação e a ultrassom abdominal. Amanhã levarei ao Hospital Veterinário da UFBA.
    Tem algum procedimento que posso fazer em casa?

    1. Olá Juliana, segundo seu relato trata-se de intoxicação sim. É muito importante o animal ficar internado pois com episódios de vomitos você não conseguiria fazer o tratamento adequado em casa, os medicamentos por via oral não seriam eficazes. O mais indicado é o tratamento por via endovenosa. Vale lembrar que quando o animal vomita leva a desidratação e a fluidoterapia (que é o soro na veia) é o mais indicado para corrigir isso mais rapidamente. Além desses procedimentos é importante dar banhos para a retirada do produto da pele.
      Att, Paula Boeira Bassi
      Msc. Médica Veterinária
      CRMV-RS 13320

    1. Olá Mirian. É necessário avaliar o nível da intoxicação. Dependendo da situação eles podem estar correndo sérios risco de vida. Leve o quanto antes no médico veterinário. Caso você esteja na região metropolitana de Porto Alegre, a Pet Center Canoas atende 24h e tem uma grande estrutura para exames no local, agilizando o diagnóstico e o tratamento. Nossos números são 51 3427.3832 e 51 98206.3018

  3. Olá! Minha gata esta com salivação excessiva, apática, não come e não bebe água, só dica deitada, eu tento dar comida ela foge. Tem ânsia, mas não esta vomitando. Será que ela esta intoxicada? temos aqui em casa arruda, não sei se ela andou comendo.

    1. Olá Andressa. Segundo o que você relatou nos sinais clínicos, pode ser suspeita sim de intoxicação. Nesse caso, como ela não está ingerindo água nem comendo, a sugestão é passar por uma avaliação veterinária. Quadros de intoxicação por plantas em gatos não são frequentes, porém o veterinário, ao avaliar sua gata, poderá indicar alguns exames e até a necessidade de internação (pois ela pode estar desidratada).

  4. Olá Mirian! Seus animais devem ser encaminhados a uma clínica veterinária para avaliação, pois dependendo da gravidade o animal deve ser internado. Não de nada via oral como leite, por exemplo, para não piorar o quadro. Após avaliação do veterinário, ele saberá como intervir com utilização da fluidoterapia (soro) e medicações adequadas. Caso desejar, a Pet Center tem todas as condições para fazer o atendimento. Abraço!

    1. Olá Nicolle! Depende de qual produto e qual a forma de intoxicação (via oral, pele, via respitatória). Também há variação de animal para animal e qual a quantidade do produto que o animal ficou exposto.

  5. Olá boa noite…
    Minha cachorrinha ficou intoxicada com butox, já está medicada mas eu gostaria de saber quanto tempo dura o efeito do veneno no animal…A intoxicação foi pela pele ao dar o banho e via respiratória .

    1. O tempo do efeito varia de animal para animal. Após tratamento correto e banhos frequentes para eliminar o produto da pele, o produto ainda pode permanecer entre 5 a 15 dias após a intoxicação. Qualquer alteração do quadro clinico, retorne ao veterinário.

  6. Ola doutora minha cadelinha t 40 dias e hoje começou a andar e ddesecrilibrarcai de lado e mao quer comer estou desesperada pq não tem veterinário no final de semana o que devo fazer

    1. Olá Sandra, leve o mais rápido possível num médico veterinário. Se você é aqui da região metropolitana de Porto Alegre, anote nossos números pois temos plantão 24h: 51 3427.3832 e 51 9.8206.3018.

  7. Oi, eu e meu marido passamos butox no nosso gatinho ele e filhote e agora ele esta espumando pela boca, não sei o que eu faço, to com medo que ele morra pq tenho uma nenm que adora ele e não tenho condições nenhuma de levar ao veterinário. Por favor me ajuda não sabia que não podia fazer isso.

    1. Olá Caroline, leve seus gatinhos urgente à uma clínica veterinária. Este produto é específico para aplicação no pátio e jamais pode ser aplicado nos pets. Se você for aqui da região metropolitana de Porto Alegre, a Pet Center fica em Canoas e temos atendimento 24h. Nossos números são: 51 3427.3832 e 51 9.8206.3018. Isso é urgente, não deixe para depois.

    1. Olá Ana Caroline!
      Amitraz é extremamente tóxico para cães e gatos e causam alterações neurológicas importantes. As melhores chances do animal reverter o quadro é levando o veterinário o quanto antes. Não medique seu animal por conta própria, você pode piorar o quadro clínico dela.

    1. Olá! Nimesulida é um anti inflamatório que também pode ser utilizado em animais (quando receitado), porém a dose do medicamento foi formulada para humanos. Humanos pesam em media 60 a 100 kilos, com certeza seu animalzinho pesa muito menos que isso. Então sim, faz mal e é muito perigoso. Dosagem alta para cães podem levar a quadros de gastrite, vômitos e até perfuração gástrica. Sugiro leva-lo no veterinário para avaliação.

  8. Olá Dr.tenho um cachorrinho chamado Rex… alegria dos meus filhos… não tenho condições financeiras pra levar ele em um pet shop nem em veterinário… ele sempre pereceu saudável… mais de uma semana pra cá meus filhos andam triste comedo do Rex morrer… ele tá caidinho,não brinca mais,acho que está com dor e intoxicado… seu olhos estão caídos e ele está com uma tosse seca sei ou espirrando bem não sei definir infelizmente… a senhora poderia me orientar o que devo fazer… não quero que ele morra e nem tenho a intenção de abandona-lo… mais infelizmente não tenho condicoes de pagar um veterinario… me ajude por favor já dei leite… coloquei a pata dele de molho na água morna com sal e vinagre… já não sei mais o que fazer…

    1. Olá Luciana! Conforme seu relato, os sinais clínicos não aparentam ser de intoxicação. Ele pode ter tido contato com algum produto tóxico? Tosse seca pode indicar outras alterações a nível de sistema respiratório, podendo ser infecção viral/bacteriano (tosse dos canis, cinomose entre outros). Sem avaliação correta do seu animal, infelizmente não posso dizer com certeza o que seu animal tem e qual tratamento correto.

  9. Usei butox na minha cachorrinha logo depois ela comecou vomitar e respirar cansada dei um medicamento a ela antitoxico biofarm ela esta babando um pouco mas esta respirando normal vc acha q ela pode melhorar dozinha nao re ho condicoes de levar els no veterinario por questao financeira por favor me ajude

    1. Olá Roseli. É necessário avaliar o nível da intoxicação. Dependendo da situação ela pode estar correndo sérios risco de vida. Leve o quanto antes no médico veterinário. Caso você esteja na região metropolitana de Porto Alegre, a Pet Center Canoas atende 24h e tem uma grande estrutura para exames no local, agilizando o diagnóstico e o tratamento. Nossos números são 51 3427.3832 e 51 98206.3018

  10. Olá bia tarde,meus gatos ingeriu um remédio pra carrapato (cyperbio) e estão espumando e fracos, mas ja dei um anttóxicos mercepton não estão mais babando mas estão fracos o que devo fazer agora ?

    1. Boa tarde Rosemeire. É necessário avaliar o nível da intoxicação. Dependendo da situação eles podem estar correndo sérios risco de vida. Leve o quanto antes no médico veterinário. Caso você esteja na região metropolitana de Porto Alegre, a Pet Center Canoas atende 24h e tem uma grande estrutura para exames no local, agilizando o diagnóstico e o tratamento. Nossos números são 51 3427.3832 e 51 98206.3018

  11. Olá boa tarde,meus gatos ingeriu cyperbio, começou a espumar e ficar fracos,dei um antitoxico mercepton, e não estão espumando mais,só que estão fracos,o que devo fazer agora ?

    1. Boa tarde Rosemeire. É necessário avaliar o nível da intoxicação. Dependendo da situação eles podem estar correndo sérios risco de vida. Leve o quanto antes no médico veterinário. Caso você esteja na região metropolitana de Porto Alegre, a Pet Center Canoas atende 24h e tem uma grande estrutura para exames no local, agilizando o diagnóstico e o tratamento. Nossos números são 51 3427.3832 e 51 98206.3018

  12. Olá! Dotora,
    Estou muito preocupada e peço ajuda por favor, comprei um comprimido pra pulga pro meu gato e parti em 4 e deu um dos pedaços pra ele que foi oque mandaram eu dar. Mas eu deixei o restante em cima da mesa e ele comeu tudo, e passou mal ai mandaram eu dar vinagre pra ele mas estou vendo que ele piorou e não estou conseguindo nem um veterinário pra atender agora. Estou apavorada o que devo fazer me ajuda por favor.

    1. Olá Daiana!! Leve urgente ao médico veterinário e junto o rótulo do comprimido que ele comeu. Caso você esteja na região metropolitana de Porto Alegre, a Pet Center Canoas atende 24h e tem uma grande estrutura para exames no local, agilizando o diagnóstico e o tratamento. Nossos números são 51 3427.3832 e 51 98206.3018

  13. Olá doutora…Nessa semana morreram 3 gatos filhotes em casa ,ambos começaram com diarréia, problema nos olhos , e por fim falta de ar! Um a um foram morrendo em questão de dias ,outro começou assim ha pouco tempo ( um dia) minha mãe deu uma gota de criolina achando que iria melhorar,mas ele só piora 🙁 o que devemos fazer !

    1. Olá Ana Maria!
      Creolina é extremamente tóxico para cães e gatos. As melhores chances do animal reverter o quadro é levando o veterinário o quanto antes. Não medique seu animal por conta própria, você pode piorar o quadro clínico dele.

  14. Olá,eu dei um banho de creolina na minha cachorra para ver se acabava com as pulgas,já tinha feito isso antes,na primeira vez misturei com água mas na segunda pus direto e não deu nada,porem na terceira vez quando fiz isso no dia seguinte ela apareceu com alguns machucados acho q são queimaduras, pus uma pasta q fiz de açúcar em cima por algumas horas, dei um banho de leite pra ver se aliviava mais n funcionou, agora ela esta cheia de cascas como se fosse caspa(acho q são as cascas dos machucados) ela aparenta estar normal sem dor alguma então resolvi esperar mais um pouco pra ver se some ou sara, devo esperar?O q devo fazer?

    1. Olá Paola! Nunca medique por conta própria seu animal, ou use produtos que você acha que vai funcionar, sem instruções recomendadas por veterinário. Pois isso pode ter agravado as lesões de pele no seu animal. Creolina é altamente tóxico e seu uso não é recomendado. Atualmente existem solução melhores, mais seguras e que são bem acessíveis.

    1. Olá Mari! Segundo indicação de uso, o Tiuran deve ser diluído. Altas concentrações do produto pode sim ser tóxico para o animal. Tome cuidado para que animal não ingira o produto. Qualquer alteração indico levar ao veterinário para avaliação.

  15. Olá Doutora!!! Minha mae passou uma dose muito forte no meu cachorro de triatox,e deixou 1 dia na pele dele,dei banho quando eu soube e a barriga dele esta muito inchada,so que ele come,bebe agua e andar normal,as vezes cambaleia quando acorda meio grogue,estou dando mercepton pra ele,agora ele vomitou e o que eu faço?Procuro ajuda

    1. Olá Helen! Triatox é extremamente tóxico para cães e gatos. As melhores chances do animal reverter o quadro é levando o veterinário o quanto antes. Não medique seu animal por conta própria, vc pode piorar o quadro clinico dele.

    1. Vanessa, isso é muito perigoso pois pode causar intoxicação nele. Procure urgente uma clínica veterinária para atender ele. Não fique esperando. E nunca mais dê banho com butox. Informa-se com seu veterinário oe melhores meios de eliminar pulgas e carrapatos sem prejudicar seu pet. Abraço.

  16. Olá doutora, meu gato comeu um pouco de de pasta de dente que uso, depois disso ele n estava comendo, e qnd comia ficava tipo q batendo e tremia todo, depois de mais ou menos 24 hrs ele parou de ficar assim, porém ele esta com uma feridinha na boca e esse mesmo lado está inchado e creio q por cauda disso ele esta salivando mais q o normal e com um cheiro ruim que a boca dele msm já tem. N tenho condição de levar ele ao veterinário, o que posso comprar para ajudar ele? Qnd ele melhorar posso escovar os dentinhos dele com pasta para cães e gatos? Obrigada

    1. Olá Jayane. Estas alterações que relatou na boca do seu gato, podem ser varias doenças. Pode ser infecção viral ou bacteriana, com influencia na imunidade do animal levando a estomatite e/ou gengivite. Estas lesões podem ser bem doloridas a ponto do seu gato não querer se alimentar e perder peso. É muito importante leva-lo ao veterinário pois ele será a melhor pessoa para avalia-lo e indicar exames e o melhor tratamento.

    1. Olá Rafael! Triatox é extremamente tóxico para cães e gatos. Leva a alterações neurológicas como essas que descreveu. As melhores chances do animal reverter o quadro é levando o veterinário o quanto antes. Não medique seu animal por conta própria, vc pode piorar o quadro clinico dele.

  17. Olá Dra, minha cadelinha ingeriu água suja de sabão com kboa levei a uma loja de medicamentos animal eles receitou pra ela ifrox e hepanox agora ela ainda está jururu e ainda não se alimentou e começou evacuar um cocô esverdiado e muito fedido, que posso estar dando de alimento pra ela.

  18. Olá doutora! Minha mãe passou Creolina no popô do meu cachorro chow chow para conter um berne fazem 6 dias hj. A região afetada está sem pelos e ele esta sem se alimentar, o que fazer?

    1. Robson, leve o pet urgente ao médico veterinário. Só a falta de apetite pode ser um sério problema, mas que é preciso analisar para diagnosticar corretamente.

  19. Ola doutora dei banho na minha cachorra com triatox ela esta normal comendo bem e super saudavel mas a pele deve esta meia avermelhada depois que dei o banho parece esta queimada, ela corre algum risco de vida ou so a pele mesmo que irritou.

    1. Olá! Triatox nao é indicado para uso em caes nem em gatos, sua concentração é extremamente nociva e pode gerar danos irreversíveis. Dependendo do tempo em contato a pele e se houve ingestão do produto a chance de óbito existe sim e é alta. Intoxicação não tem como ser tratado casa, deve ser levado o quanto antes ao veterinário.

  20. Dra. Paula Bassi, Boa tarde. Minha sogra dedetizou o apto. com Raid Spray incluindo o quarto onde fica seu pequinês. Ele passou a noite neste local e pela manhã os olhos estavam lacrimejados e cheios de secreção. Ela está limpando e “tratando” com água boricada, não levou ao veterinário. Os olhos estão com uma mancha branca tipo se fosse cego, ele pode estar perdendo a visão? E além desse problema pode haver ainda alguma outra consequência? Esse fato ocorreu a cerca de 2 semanas.

    1. Roberta peça para ela levar urgente o pequinês ao veterinário. Não tenho como afirmar mas diante destes sinais já deveriam ter levado ao veterinário para verificar e tratar se for o caso.

  21. Olá, tenho uma cachorrinha, é filhote, no máximo de 2 meses de vida. Meu pai deu a ela a vacina contra carrapatos, só que ela é muito novinha. Desde o dia da vacina, ela anda cambaleando, balançando a cabeça e o corpo todo e começou a espumar a boca. O veterinário me disse que ela está intoxicada, e me deu um remédio de desintoxicação, mas parece que ela só piora. O que devo fazer? Estou com muito medo que ela morra.

    1. Olá Maria. Pelos sinais que você descreveu sugere sim uma intoxicação. Vacina contra carrapatos não existe. Nos passe seu contato ou ligue aqui para nós urgente!!! Isso é muito grave e seu filhote está em risco. Nossos números: 51 3427.3832 e 51 98206.3018. É importante ter o rótulo ou nome exato do produto que foi aplicado.

  22. Dra. Paula, levei meu gato para tomar banho e a pessoa falou q tinha umas pulgas. No mesmo pet comprei o remédio p passar na nuca, porém depois fui verificar q tinham passado além da nuca. Horas depois ele começou a apresentar sinais de descontrole ao andar. Levei de novo a mesma clínica onde aplicaram somente um soro. Voltei p casa, mas no outro dia os mesmos sintomas, agora c falta de ar. Conclusão, fizeram o exame nele e não deu alteração no fígado e colocaram a culpa em um tumor q estava estacionado e o exame acusou uma severa anemia, foi feita transfusão de sangue. Em tre s dias ele faleceu c uma parada cardio respiratório e efusão, mas os exames do líquido tirado do pulmão não deu nenhum sinal de tumor. Minha dúvida é , o remédio contra pulgas pude ter causado alguma coisa q viesse a tona esses outros problemas? Pq ele estava normal, comendo bem, levando uma vida normal.

    1. Olá Rosalia. Muito importante verificar se a ampola para nuca utilizada era especifica para gatos, pois existem alguns antipulgas que sao tóxicos para os felinos. Em tao pouco tempo, associar uma intensa anemia a ponto de necessitar transfusão, com o uso antipulgas acredito ser pouco provavel. Possivelmente ja estava anêmico e fatores como o stress, baixa imunidade poderiam vir a acarretar o problema, pois antes disso ele estava assintomatico. Seu animal foi testado para FIV/FELV? Essas doenças podem progredir rapidamente.

  23. Olá , boa tarde
    Fui colocar o remédio antipulgas na nuca, mas ela se mecheu e eu coloquei mais lateral, e quando percebi ela estava lambendo, já faz meia hora q percebi e ela está bem, será que pode fazer mal? Ela tirou o produto?!posso lavar o local e colocar outro na nuca de novo?
    Obrigada

  24. Boa tarde,
    Comprei um shampoo antipulgas que na embalagem descreve ser próprio para gatos e caes. Contudo, estou receosa de usar pois gatos facilmente intoxicam com alguns compostos. Poderia por gentileza sanar minha duvida? os compostos no shampoo são TRICLOSAN 0,2 g / PERMETRINA 1,O g / BUTOXIDO DE PIPERONILA 1 g. Formula essa para 100 mL do produto. Meus 2 gatos já sao adultos, SRD e machos.
    Muito obrigada e aguardo retorno.

    1. Esses compostos são nocivos sim para gatos, porém tudo depende da forma de aplicação e a concentração, que nesse caso está adequado. Siga a bula com as instruções necessárias e cuide para eles não ingerirem o produto. Qualquer alteração clinica, entre em contato sempre o mais breve possivel. Atualmente as melhores e mais seguras formas de combate a pulgas e carrapatos para os felinos são as ampolas tópicas de aplicar na nuca e as coleiras. Muito importante também é tratar o local onde eles vivem, pois ambientes infestados impedem a eficacia dos shampoos e outros produtos pulicidas e carrapaticidas.

  25. Dei banho no meu york com carrapatox ele começou a espumar pela boca estou dando o enterex só que ele está muito agitado é normal?

    1. Olá Ivy! Se houve a ingestão do produto é bem provável que dê alguma reação de intoxicação. Dependendo da quantidade ingerida, somente enterex não ajuda muito, porém se ele ingeriu pouca quantidade ele pode se recuperar rapidamente. Fique de olho nos sinais clínicos qualquer coisa leve ao veterinário o mais rápido possível.

  26. Meu gatinho tem 4 meses e levei ele ao veterinário e o mesmo receitou tiuran sabonete e solução diluída em água! Mas quando cheguei em casa dei banho com o sabonete e passei a solução diluída em água . Na manhã seguinte o gato apresentava diarreia, tontura, pupilas dilatadas o que fazer para tratar está intoxicação ele está no soro já faz 4 dias e não reage! O que eu faço?

    1. Olá! Tem alguns animais que podem ser mais sensíveis que outros em relação a concentração da medicação. Se seu gatinho está internado, tomando soro (fluidoterapia), se foi realizado exames de sangue para avaliar figado e rins, e tratamento especifico para esse caso, deve-se aguardar. Pois se ele esta num quadro estável, o animal pode demorar um pouco para responder aos medicamentos. O veterinário responsável pelo caso deve esclarecer melhor o quadro clinico do seu animal.

    1. As substâncias que contém no sabonete são nocivas e pela falta de instrução correta, o animal pode se intoxicar. Na avaliação do veterinário, ele que vai indicar o melhor tratamento para ele, de acordo com a idade e alteração na pele que está ocorrendo. Recomendo não utilizar o sabonete, sem indicação pelo veterinário.

  27. Boa tarde…usei butox na casa e minha gata passou na hora q dei burificadas e caiu no olho dela ta bem inflamado e agora ela nao quer comer ta fazendo xixi amarelo iqual gema de ovo…ja dei mercepton ela tem uns 3 a 5 k tou dando 10gotas e muito??? Isso aconteceu no sabado e ela veio ficar assim no domingo.a tarde..oque faço por o fato dela nao querer comer ..tou dando na seringa.

    1. Olá! O mercepton é um protetor hepático, então não acredito que vá resolver o problema do seu gato. É muito importante se consultar com veterinário o quanto antes porque o butox é extremamente nocivo para cães e gatos.

      Bula do mercepton:
      https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.bravet.com.br/files/product/download/34/BULA_MERCEPTON_ORAL.pdf&ved=0ahUKEwih_pjntc3UAhVEKyYKHdW6DmoQFggcMAA&usg=AFQjCNFfk4Kg0knEaJVVRYwGUdR5i7vpHQ&sig2=1pYku4x0ou0ggvEi67jICQ

  28. Oi, Boa tarde.
    Faz uns 5 dias meu cachorro está com carrapatos, dei banho com xanpoo xondog duas vezes nesse período. bastante, mas continua com carrapatos só q se localizaram no ouvido do meu cachorro. Hj queria levá-lo ao veterinário para aplicará injeção para carrapatos. Só que toda vez que faço isso ele fica tristinho. O que faço para acabar com esses carrapatos. Aplicar injetáveis e Seguro?

    1. As melhores indicações para pulgas e carrapatos são as ampolas tópicas que se aplica na nuca do animal e as coleiras carrapaticidas. As ampolas duram em media 1 mês e as coleiras dependendo da marca pode durar até 8 meses, o que melhora muito o custo beneficio do produto.
      Preciso ressaltar a importância de tratar o local que ele vive. Ambientes infestados e não dedetizados, o problema irá persistir, pois é onde 90% desses ectoparasitas vivem, 10% somente que ficam no animal.

    1. Olá Gil, qual o produto carrapaticida utilizado? Existem produtos que se o animal ingere pode causar alterações neurológica como mexer as patas sem parar. Nesse caso é muito importante passar por avaliação veterinária. Não medique por conta própria, pois pode ser pior.

  29. Bom dia! tenho uma pincher dr 1ano e 7 meses e esta toda vermelha olrelhas , tronco, patas e foi feito um hemograma , nao acusou nada, mais foi diagnosticada com intoxicaçaõ, primeiro foi receitado alergovet 0,7 e nos dois primeiros dias ela vomitou , entao paramos de dar, retornamos ao vet e foram receitados, corticoide, remedio para vomito, para o figado e trocado a ração dando uma hipoalergênica e ela continua vermelha porem sem coceiras. eu pergunto como uma segunda opiniao , demora tanto assim melhorar? ja que esta sendo medicada ha 5 dias.

    1. Olá Marcia! Alterações na pele, sem ter uma avaliação visual presente, se torna difícil definir se realmente trata-se de intoxicação. Se foi receitado alergovet, a supeita do veterinário provavelmente era alergia e não intoxicação. A melhor indicação é leva-la em um dermatologista. O veterinário especialista nessa área vai ser a melhor pessoa para avaliar seu animal e realizar exames mais específicos.

  30. Olá Dra. Paula, Eu tenho duas cadelas em casa, quando fui dar banhos nelas, a minha filhote Maia lambeu o veneno Butox. Ela começou a babar, e eu fiquei muito preocupado, na minha cidade eu apenas conheço 2 veterinários, que a essa hora da noite, não estavam em casa. Eu estou desesperado, o que eu faço ?

    1. Olá Luiz José, butox é altamente tóxico para cães e gatos, e quando eles ingerem o produto, dependendo da quantidade ingerida, é muito importante encaminhar a uma clínica veterinária. Nesse tempo, siga as instrução descritas no blog. Não medique por conta própria e nem dê leite.

  31. Olá doutora minha cachorra tomou um remédio chamado Naridrin bebe e ficou cega será q voltará ao normal ou é permanente estou dando petpril pra ela e pingando atropina de 5mg em 12 em 12 horas isso já ocorreu a 1 semana e não obteve melhoras ainda

    1. Naridrin é cloreto de sódio e é uma solução nasal. Não acredito que esse seja o motivo da cegueira. Muito importante levar pra uma consulta com um veterinário Oftalmologista, ele é a melhor pessoa para realizar exames específicos e indicar melhor tratamento. Não utilize atropina sem indicação do veterinário, pois esse pode não ser um tratamento adequado.

  32. Olá, tinha 2 gatinhos em casa 1 morreu do nas ele apenas estava com sarnas passei violeta em locais onde havia é logo depois ele foi perdendo a fome eu precisava abrir a boca dele é da leite , chá e água na boca ele foi ficando bem magrinho e acabou falecendo e até hoje não sei o motivo da morte do meu Tito. É agradável depois de 1 mês o meu outro gatinho está passando pela mesma situação exatamente a mesma , apareceu sarna eu passei violeta e logo depois ele perdeu a fome e fica bem quieto , estou preocupada preciso de ajuda pós não tenho dinheiro para consultas em veterinário.

    1. Olá Morgana! Esse produto que passou, os gatos são muito sensíveis. A intoxicação leva ao quadro que descreveu, não se alimenta e começa a perder peso. É necessário sim levar ao veterinário, em casa ele não tem o que precisa, que é o soro (fluidoterapia) na veia, medicações adequadas que somente com avaliação veterinária é possível saber o que é melhor e mais indicado. Não é indicado dar leite, nem chá para gatos, isso causa piora no quadro clínico.

  33. Ola
    Bom dia dra.
    Apliquei no meu cachorro Advance Max 3 sinto que ele mexe a orelha quando esta tranquilo. Reparei que ele esta palido na regiao da gengiva. Só vou poder levar no vetetinario a noite. Sera que esse produto deu alergia. Ele come normal e bebe agua normal.

    1. As alterações que relatou não parecem estar relacionado com intoxicação, ou reação alérgica ao produto. Como as gengivas estão pálidas, esse sinal clínico deve ser levado em conta e buscar atendimento veterinário e realizar exames de sangue, para descartar outros problemas.

  34. Bom Dia DR.Paula gostaria de saber se posso colocar masterline em gotas para pulgas no meus cachorros um podele de 4.kG e um pinscher de 2.500gr ja apriquer outros mais logo as pulgas aparese de novo levo eles para casa da praia e la sempre tem na grama

    1. Esse produto tem valor acessível, porém a eficacia é baixa e já é comprovada resistência das pulgas. Pode aplicar usando as recomendações do produto. Indico usar outras opções no mercado, como coleiras anti-pulgas e o top spot (que aplica na nuca). Muito importante levar em conta o tratamento do local onde eles ficam, tendo em vista que somente 5% das pulgas ficam nos animais, o restante fica no ambiente.

  35. Oi doutora meu gato de 7 meses comeu veneno faz uns dois meses foi medicado com carvão ativado, glicopan, mercepton oral.melhorou uns 70% agora faz uns dois dias que ele amanheceu com as pernas traseiras sem se mexer ele ta comendo e tomando água e fazendo xixi caminha só com as patas da frente e notei que não faz cocô .sera que algum tipo de paralizia por causa do veneno.me ajuda obrigada

    1. Olá Fabiane! Provavelmente não deve ser do veneno, tendo em vista esse tempo de 2 meses que é muito tempo para ter alguma relação. Melhor indicação é levar em um veterinário especialista em neurologia, será a melhor pessoa para avaliar seu gato.

  36. Bom dia doutora! Acabei de aplicar Effipro pipeta no meu filhote, depois que apliquei li na bula, que não é recomendável usar em filhotes com menos de 2kg. O meu filhote tem 3meses e 900gr é um York. Será que vai ter problema? É melhor dar banho pra retirar o remédio? Estou vigiando ele, porque ele coça o pescoço e lambe as patas, se o veneno espalhar na pata e ele lamber, pode invenenar ele?

    1. Olá Rafaela! Não se tem indicação de bula para o peso e filhotes, pois ainda não foi testado grau de toxidade pelo produto nessas situações. Não se tem esses dados para afirmar intoxicação. Todavia, com certeza ele pode se intoxicar por via oral sim, pois o uso do produto é somente por via tópica e aplicado no pescoço atrás para o animal não lamber. Qualquer alteração e comportamento estranho não hesite em levar ao veterinário.

  37. Boa noite!!Dei banho na minha Shih Tzu hoje com butox, meia hora depois ela começou a lagrimejar excessivamente e está muito agitada e lambendo a genitália o q posso fazer? até poder levá-la ao vet,pq aq em minha cidade não tem,terei q levá-la em outra cidade

    1. Olá Sara!
      O Butox é extremamente tóxico para cães e gatos e causam alterações neurológicas importantes e podem ser irreversíveis. As melhores chances do animal reverter o quadro é levando o veterinário o quanto antes. Não medique seu animal por conta própria, você pode piorar o quadro clínico dela.

  38. Olá Boa noite. Meu cachorro ta com alguns carrapatos e eu dei banho nele com barrage. Coloquei uma tampinha dentro de um balde de água. Isso foi hj de manhã. Agora a noite ele comeu e vomitou a ração toda. E ta com as fezes mole. Eu queria saber se ele ta intoxicado e oq eu devo fazer. .. eu só passei do pescoço pra baixo e não enxerguei deixei secar no corpo. Ele ta brincando normal não ta mole nem abatido. Tá com apetite normal tb. Mais to com medo de piorar. Vc acha que coloquei muito? Será que tinha que enxaguar? Não veio bula no produto. me ajuda pfv

    1. Olá Helen! Barrage é um produto carrapaticida para bovino. Sua concentração é para banhos de imersão em animais que pesam mais de 100kgs. Esse produto em cães ou gatos é altamente tóxico e os danos causados podem ser irreversíveis. Leve o quanto antes ao veterinário.

  39. Ola boa noite, levei minha cadela para tosar e a veterinaria aplicou amitraz 12.5%, depois disso ela mudou o comportamento vomitou ficou mole, nao conseguia ficar em pé, no segundo dia percebi que ela nao iria melhorar, dei enterex para vomitar apesar do medicamento ter sido administrado na pele. O caso ja tem 3 dias,eu percebo pouca melhora na cachorra ela ja anda, late mas nao esta a mesma coisa de antes, continua fraca. Sera que ela ainda corre risco de vida? Ja que ja tem 3 dias?

    1. Olá Jaqueline!
      O amitraz é extremamente tóxico para cães e gatos e causam alterações neurológicas importantes. Dependendo da quantidade absorvida pela pele a toxina pode ficar presente por vários dias até semanas. Não medique seu animal por conta própria, você pode piorar o quadro clínico dela. Retorne ao veterinário para avaliação, se ela ainda não melhorou totalmente.

  40. Olá Dra. Tenho dois gatos adultos e agora uma gatinha de aproximadamente 3 meses, porem como de 15 em 15 dias eu passo o talco “TalfonTop” anti pulgas etc.. em todos, porem passei na gatinha tbm mas logo dps ela estava fazendo gestos estranhos como se a lingua estivesse dormente, mas estava agindo normalmente, logo pela manhã percebi que ela estava colocando uma espuma branca e minando muita agua da boca dela.. e agora pela tarde ela esta carente e sozinha, nao sei o que fazer, ja dei leite na seringa forcei ela beber pq nao esta querendo comer nada, dei uma banho nela para tirar o produto da pele mas mesmo assim continua. sera que ela esta intoxicada?

    1. Olá Alex! Talcos anti-pulgas tem alta chance do animal ingerir e/ou lamber o produto, sendo altamente tóxico. O que relatou indica sim sinal de intoxicação.
      Jamais dê leite para o animal intoxicado, pois aumenta a absorção pelo estômago piorando o quadro clínico. Não medique por conta própria e leve ao veterinário o quanto antes.

  41. Boa tarde, Meu cachorro é um poodle, esta semana começaram aparecer carrapatos no corpo dele, levei a veterinária que cuida dele e ela passou um ibatox, pra despejar a metade do vidro em cinco litros d’água e banhar -lo. Assim fiz, mas depois do banho que demorou uns dez minutos, percebi que está diferente especialmente comigo, ele não brinca, e comigo está muito desconfiado, como se não confiasse mais, se alimentado, porém está triste só fica mais dormindo. Oque devo fazer? fico receosa de levar a veterinária e ela passar outo remédio e piore mais o quadro dele. Por gentileza me Oriente.

    1. OLá Roselene!
      Ibatox é amitraz. Na indicação para cães na bula do ibatox diz: Diluir 20 ml de Ibatox em 10 litros de água. Se a concentração não foi adequada, o amitraz se torna extremamente tóxico e causam alterações clínicas importantes e até irreversíveis. Não medique seu animal por conta própria, você pode piorar o quadro clínico dela. Retorne ao veterinário para avaliação, pois existe tratamento adequado, se realizado o mais rápido possível.

  42. Boa tarde, dia 12-07 meu gato foi envenenado, mais que de pressa fui a farmácia e comprei carvão ativado e colirio de atropina (um veterinário me indicou caso acontecesse isso) dei o carvão, e logo depois dei o colirio. Só que tenho certeza que dei demais, acabei dando 5ml de colirio. Ele melhorou. Mas a pupila dele desde entao não muda, fica dilatada o tempo todo, serão que deixei meu gato cego? Tô zebrada de grana pra leva-lo ao vet. Msm pq senão teria levado logo que td aconteceum. Será que ele vai melhorar, e isso é passageiro? Tem alguma coisa que eu possa fazer? Por favor imploro ajuda. Obrigado

    1. Olá Rayane! Atropina deve ser usado em situação especificas e com cautela, nem sempre ele é antidoto para intoxicações. O efeito da atropina em superdosagens pode durar até 3 semanas, e até lá podem ocorrer alterações oculares como aumento da pressão intra-ocular. Devido a esses riscos, muito importante leva-lo para avaliação veterinária.

  43. Boa noite doutora meu nome é Cira estou muito triste hoje de um mês para cá meu cachorrinho com 4 anos começou a emagrecer e a duas semanas parou de comer Levei ele no hospital da Mangueira que é da prefeitura por não poder pagar um particular é perdi ele no domingo fiz de tudo de injeção de remédio fiquei duas semanas levando ele para tomar soro com glicose então é a ultrassonografia dele deu uma infecção crônica lá não conseguiram descobrir o que houve com ele aqui em casa não tem nenhum uma planta tóxica não sei o que pode ter acontecido adotei ele com um aninho ele ficou quatro anos conosco quer comigo e meu filho era o nosso Xodó Estamos muito triste eu não consigo parar de chorar era nossa alegria Será que a senhora pode me explicar o que ocasionou isto

    1. OLá Cira! Sinto muito pela sua perda. Acredito que não se trate de intoxicação, pois costumam ser agudos, de poucas horas após ingestão até 72h é observada alterações mais especificas. No seu relato consta emagrecimento progressivo e hiporexia por semanas. Sendo constatado infecção pelo ultrassom, deve ser necessária uma conversa com o veterinário responsável pelo caso, para te explicar melhor. Existem inúmeras doenças que levam a quadro de infecção.

    1. Olá Doris,
      Evite usar sarnicidas e pulicidas em forma de banhos para gatos, independente da idade. Se o gato lamber o produto, por pouco que seja, ele corre grande risco de se intoxicar, e é muito grave. Existem opções melhores no mercado. Converse com um veterinário para te indicar a melhor opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *